Físico David Brewster

David Brewster, físico alemão, é lembrado  principalmente hoje pela invenção do caleidoscópio. 

Entretanto seus interesses tinham uma grande variedade de áreas. Com apenas dez anos construiu um telescópio. Estudioso do  comportamento e origem da luz,  estudou profundamente  a fotografia.

Entre seus amigos ilustres, estavam o escritor Walter Scott  (1771-1832), e muitos pintores, tais como Alexander Nasmyth (1758-1840) e J.M.W. Turner (1775-1851).  O próprio Brewster era  um escritor formidável, editando muitos jornais científicos e uma biografia de  Isaac Newton. As experiências principais de Brewster eram sobre a  teoria da luz e algumas propriedades da luz e suas aplicações. Seu primeiro artigo, foi publicado em 1813. Em 1814 estuda a polarização da luz usando cristais biaxiais, formulando a Lei de Brewster. 

Adaptou e melhorou instrumentos técnicos existentes para usar em suas pesquisas,  desenvolvendo novas ferramentas. Seus estudos conduziram à descoberta do princípio do  caleidoscópio em 1816. Sua invenção foi patenteada  em 30 de agosto 1817.  Embora elaborado como uma ferramenta científica, a descoberta foi vendida  rapidamente como um brinquedo para o divertimento de adultos e as crianças.  Extremamente popular, transformou-se logo em uma  mania, como foi  o Cubo Mágico, (cubo de Rubik), nos  anos de 1980. 

Outros  instrumentos de Brewster transformaram-se rapidamente em brinquedo. Criou o estereoscópio,  instrumento para produzir uma imagem tridimensional através de uma imagem bidimensional, conseqüência de seus estudos avançados em fotografia. Quando os exemplos foram exibidos ao público em 1851  no Palácio de Cristal, Inglaterra, a rainha Victoria ficou fascinada  pelo aparelho, começando uma outra mania.

Nenhum comentário:

Postar um comentário